NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE NOMEAÇÂO REITORIA UNIFESP

No dia 23/01/17 a reitoria da Unifesp foi informada pelo MEC de que o processo de nomeação da Reitora eleita, Profa. Dra. Soraya Smaili, foi adiado devido ao recebimento de uma denúncia, do ex-professor da Unifesp, Antonio Carlos Lopes. Este alega supostas irregularidades no processo eleitoral.
Entre suas denúncias estão: a) mudanças estatutárias as quais não poderiam valer para esta eleição; b) de que seria irregular a exigência para concorrer ao cargo de reitor(a) restrita a professores titulares e associados; c) o fato de a fase de consulta à comunidade ter sido paritária e, d) que a formação da lista tríplice pelo Consu teria sido equivocada.
Diante de tais questionamentos, a Coordenadoria de Legislação e Normas do Ensino Superior/SESU/MEC solicitou manifestação do Conselho Superior da Unifesp (CONSU), de modo a responder e em seguida finalizar sua análise e seguir com o processo de nomeação.
Na própria Nota Técnica do MEC, todas as denúncias já são refutadas, restando somente esclarecer a questão da paridade. Diante disso, a Reitoria, com assessoria da Procuradoria Jurídica, elaborou uma resposta e convocou o CONSU para se reunir, extraordinariamente, em 31/01/2017. Acreditamos que após a resposta do CONSU ao MEC, o processo seguirá o seu curso normal até a nomeação definitiva.
Nós, Unifesp em Movimento, entendemos que as denúncias realizadas não se sustentam, pois, todo o processo foi muito bem conduzido pelo CONSU e Comissões Eleitorais, sendo que da parte do Ministério Público Federal, denúncia realizada anteriormente, com igual teor, foi arquivada.
Seguimos serenos(as) de que vencemos a disputa, em todas as suas etapas e por qualquer forma de cálculo. Vencemos também na formulação da lista tríplice pelo CONSU, órgão máximo da instituição, com amplo apoio de nossa comunidade.
Agradecemos à nossa comunidade, bem como às manifestações de apoio que temos recebido de todo o Brasil, ressaltando a lisura de todo o processo eleitoral da Unifesp.
Solicitamos, portanto, que tão logo o CONSU se pronuncie, que o Ministro da Educação proceda à nomeação da Profa Soraya S. Smaili e do Prof. Nelson Sass para que a instituição possa dar continuidade às suas atividades normalmente.
Atenciosamente,

Chapa 1, Unifesp em Movimento

ComunicaçãoADUFABCANDES-SNNOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE NOMEAÇÂO REITORIA UNIFESP No dia 23/01/17 a reitoria da Unifesp foi informada pelo MEC de que o processo de nomeação da Reitora eleita, Profa. Dra. Soraya Smaili, foi adiado devido ao recebimento de uma denúncia, do ex-professor da Unifesp, Antonio Carlos Lopes. Este alega supostas irregularidades...Associação dos Docentes da UFABC - Seção Sindical do ANDES-SN