Eleições para a Reitoria – posição da Assembleia dos Docentes

Os docentes reunidos em Assembleia nesta última quarta-feira, dia 28, em São Bernardo do Campo, debateram a respeito do formato das eleições para a Reitoria, deliberando conforme segue:

1. Não deve haver retrocessos no que se refere ao formato geral de escolha do(a) reitor(a), isto é, à prática sempre adotada pela UFABC de fazer uso de consulta à comunidade acadêmica e de reconhecer o resultado desta. Neste sentido, defendemos que o Consuni aprove formalmente a realização de uma consulta à comunidade, de caráter não vinculante, para que esta expresse sua preferência para a escolha de reitor(a). Além disso – e ainda mais importante – que o Consuni consolide o pacto que desde sempre vigorou nesta universidade, de que o resultado de tal consulta seja respeitado pelos membros do Colégio Eleitoral na configuração da lista tríplice a ser encaminhada ao Ministro da Educação. [item aprovado pela unanimidade]

2. Na computação dos resultados da Consulta, defendemos que seja usado o critério da paridade entre as categorias, realizado a partir da adoção de pesos iguais: 1/3 (um terço) a cada uma delas, reportado à totalidade de eleitores. [item aprovado com 1 voto contrário e 1 abstenção]

Com relação ao ponto que trata da realização da consulta à comunidade e do respeito ao seu resultado por parte do Colégio Eleitoral, a Diretoria da ADUFABC entende que essa posição é majoritariamente consensual no seio da categoria docente. Tal entendimento é reforçado pelo fato de que, nas duas ocasiões em que este assunto foi debatido pelos docentes em eventos realizados pela ADUFABC, tal posição foi defendida, explícita ou implicitamente, por todos os docentes presentes, independentemente de suas posições sobre a questão da paridade.

Com relação ao ponto que trata da paridade, mesmo reconhecendo que essa questão ainda está longe de ser consensual entre os docentes, entendemos que a Assembleia, instrumento legítimo de deliberação coletiva, respalda a posição que a Diretoria da ADUFABC já vinha assumindo desde o início deste debate. Neste sentido, reforçaremos nosso diálogo com todos os docentes,  em especial com os integrantes do Consuni, em favor da paridade.

Diretoria da ADUFABC

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *