Eleições ADUFABC 2020 – Normas e Calendário

ADUFABC-SSIND

ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN

NORMAS DAS ELEIÇÕES PARA A DIRETORIA EXECUTIVA E

PARA OS REPRESENTANTES DE BASE DA DIREÇÃO COLEGIADA

GESTÃO 2020/2022

(EM COMPLEMENTO AO JÁ DISPOSTO NO REGIMENTO DA ADUFABC-SSIND)

  1. Das Eleições
    1. As eleições para a Diretoria Executiva e para os Representantes de Base da Direção Colegiada são processos independentes, que ocorrem em paralelo segundo o mesmo calendário eleitoral.
    2. Ambas as eleições ocorrerão em 20/07/2020, entre 8h e 20h, através do sistema de eleições online do NTI/UFABC.
    3. As orientações para acesso ao sistema e votação serão divulgadas pela Comissão Eleitoral no sítio da ADUFABC-SSIND, obrigatoriamente, e, opcionalmente, em outros canais de comunicação porventura disponíveis.
    4. São eleitores todos os sindicalizados da ADUFABC-SSIND, desde que filiados à entidade antes de 10/06/2020 e adimplentes até 01/07/2020.
    5. Para a escolha da Diretoria Executiva, cada eleitor terá direito a um voto.
    6. Para a escolha dos Representantes de Base da Direção Colegiada, cada eleitor poderá votar somente em representantes de seu próprio centro e terá direito a tantos votos quantos forem os representantes a que seu centro tem direito, conforme item 2.8 destas Normas.
  2. Das Inscrições
    1. As inscrições para a Diretoria Executiva e para os Representantes de Base da Direção Colegiada são procedimentos independentes, por se referirem a processos eleitorais distintos.
    2. As inscrições para a Diretoria Executiva devem ser feitas por chapa, mediante requerimento dirigido ao Presidente da Comissão Eleitoral e enviado ao e-mail desta comissão (comissao.eleitoral@adufabc.org.br) com anuência de todos os componentes da chapa.
    3. O envio do requerimento de inscrição da chapa deve ser feito pelo(a) candidato(a) ao cargo de Presidente, a partir de seu e-mail institucional, não sendo aceitos e-mails de outros domínios.
    4. Para fins de anuência, cada membro da chapa inscrita deverá enviar uma cópia do requerimento de inscrição da chapa ao e-mail da Comissão Eleitoral, a partir de seu e-mail institucional, não sendo aceitos e-mails de outros domínios.
    5. Do requerimento de inscrição devem constar os nomes de todos os candidatos aos cargos da Diretoria Executiva, sendo estes:
      1. Presidente
      2. Vice-presidente
      3. Secretário-Geral
      4. Primeiro secretário
      5. Tesoureiro Geral
      6. Primeiro tesoureiro
      7. Diretor de Relações Sindicais, Jurídicas e Defesa Profissional
      8. Diretor de Imprensa, Comunicação e Cultura
      9. Diretor Regional – campus de Santo André
      10. Diretor Regional – campus de São Bernardo do Campo
    6. Poderão ser aceitas inscrições de chapas para a Diretoria Executiva das quais não constem candidatos aos cargos de Diretor de Relações Sindicais, Jurídicas e Defesa Profissional ou de Diretor Regional.
    7. As inscrições para os Representantes de Base da Direção Colegiada devem ser feitas por chapa, cada qual composta por um titular e um suplente, mediante requerimento dirigido ao Presidente da Comissão Eleitoral e enviado ao e-mail da Comissão Eleitoral por cada um dos membros da chapa, a partir de seu e-mail institucional, não sendo aceitos e-mails de outros domínios.
    8. De acordo com o Art. 44 do Regimento da ADUFABC-SSIND, os Representantes de Base da Direção Colegiada estão assim distribuídos:
      1. 2 chapas de representantes dos sindicalizados do CCNH
      2. 3 chapas de representantes dos sindicalizados do CECS
      3. 1 chapas de representantes dos sindicalizados do CMCC
    9. Os candidatos que compõem cada chapa devem ser sindicalizados à ADUFABC-SSIND e não podem exercer funções de direção na UFABC, isto é, funções que são contempladas com Cargos em Comissão (CD) ou Funções Gratificadas (FG).
    10. Para fins do item anterior, fica estabelecido que a restrição não se aplica a coordenadores ou vice-coordenadores de cursos e a representantes docentes (titulares ou suplentes) em órgãos colegiados.
    11. As inscrições ocorrerão no período de 24/06/2020 a 06/07/2020.
    12. Os requerimentos de inscrição devem ser enviados ao Presidente da Comissão Eleitoral, até as 17 horas do último dia do período de inscrição.
    13. A homologação das inscrições das chapas será realizada pela Comissão Eleitoral em 07/07/2020. A lista das chapas homologadas será publicada no sítio da ADUFABC-SSIND (www.adufabc.org.br).
    14. As chapas que tiverem sua inscrição não homologada pela Comissão Eleitoral terão um prazo de 24 horas, contadas a partir da publicação da homologação no sítio da ADUFABC-SSIND, para recorrer da decisão. A Comissão Eleitoral terá até o dia 09/07/2020 para divulgar o resultado de tais recursos.
  3. Da Campanha Eleitoral
    1. As chapas concorrentes poderão fazer campanha eleitoral durante o período de 10/07/2020 a 18/07/2020.
    2. A propaganda eleitoral deve respeitar as normas internas da UFABC no que concerne ao uso de e-mails ou quaisquer outras ferramentas virtuais vinculadas à universidade.
    3. A ADUFABC-SSIND tornará disponível, para cada chapa inscrita e homologada, a lista completa dos filiados e de seus e-mails, para fins de campanha eleitoral.
  4. Da Apuração
    1. A apuração dos votos terá início às 20h do dia 20/07/2020, logo após o fechamento do sistema de votação.
    2. A Comissão Eleitoral procederá inicialmente à apuração dos votos para a Diretoria Executiva. Em seguida, passará a apurar os votos para os Representantes de Bases da Direção Colegiada.
    3. Cada chapa concorrente à Diretoria Executiva ou à Direção Colegiada receberá os relatórios de votação emitidos pelo sistema.
    4. Os resultados das apurações serão imediatamente publicados no sítio da ADUFABC-SSIND.
    5. Aos resultados das apurações caberá recurso dentro do prazo de 24 horas, contado a partir da publicação dos resultados no sítio da ADUFABC-SSIND. A Comissão Eleitoral terá até o dia 22/07/2020 para divulgar o resultado de eventuais recursos.
  5. Da Homologação e Posse
    1. A homologação dos resultados do processo eleitoral e a posse da nova Diretoria Executiva e da Direção Colegiada dar-se-ão em Assembleia Geral, especificamente convocada para esse fim em 24/07/2020, conforme disposições regimentais.
    2. Em persistindo o quadro de isolamento social atualmente em vigor, a Assembleia Geral de posse será realizada virtualmente, em plataforma a ser divulgada oportunamente aos filiados pelos canais usuais de comunicação da ADUFABC.
  6. Da Comissão Eleitoral
    1. A Comissão Eleitoral será nomeada pela Diretoria Executiva da ADUFABC-SSIND, conforme deliberação de Assembleia Geral, e será composta por 3 (três) membros.
    2. Os membros da Comissão Eleitoral são inelegíveis.

Profª. Maria Caramez Carlotto

Presidente da ADUFABC-SSIND

SÍNTESE DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Descarregue aqui os documentos em pdf


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *