Convite da Associação dos Docentes da UFABC!

  • 66301098_2429825740403899_7788609061682937856_n
  • 00cc6a62-a326-42dc-9c73-2a2eb8e750a6

Convite da Associação dos Docentes da UFABC!

Caros colegas,

O Governo Federal lançou ontem, oficialmente, o FUTURE-SE (nome fantasia para o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras). O documento formal apresentado, como já foi reconhecido nesta lista, é bastante vago e o prazo estabelecido para consulta pública, muito curto. No entanto, sabemos que as linhas gerais do programa apontam para um longo e complexo debate sobre financiamento e gestão das instituições federais de ensino superior que, há tempos e em instâncias distintas, vem sendo travado em nossa universidade.

Igualmente importante é o contexto este esboço de projeto vem à tona. Como sabemos, a educação é a área mais mal avaliada do atual governo, justamente porque, como já foi dito nesta lista, até agora, este só atacou a educação e o corte de 30% do orçamento das universidades federais é o exemplo máximo disso. A população se mobilizou nacionalmente em defesa da educação e o governo reage com um esboço de proposta que aponta não para a recomposição do orçamento público para o ensino superior, mas para uma possível – ainda pouco concreta – substituição do financiamento público por outras fontes de financiamento. Considerando que o Orçamento de 2020 começará a tramitar em agosto na Câmara dos Deputados, essa proposta poderia fortalecer a posição dos que defendem a redução de verbas para o ensino superior público, bem como os que acham que as universidades podem funcionar sem recompor integralmente o seu orçamento de 2019.

Tudo isso merece ser debatido por nós no melhor espírito universitário: de modo amplo, aberto e fundamentado, sem tabus, mas também sem fé cega em promessas abstratas.

Nesse espírito, a ADUFABC convida todos os docentes a participar das seguintes atividades:

25/07, quinta-feira, 17hs, Santo André 
Café com Política sobre o FUTURE-SE.

A proposta é ler e comentar coletivamente o documento até agora apresentado e que consta no site da Consulta Pública e que mando em anexo a este e-mail, com café e bolo oferecido pela nossa entidade.

30/07, terça-feira, 17hs, em São Bernardo do Campo
Café com Política sobre o FUTURE-SE.

A proposta é a mesma.

O objetivo dessas atividades é termos espaços amplos de discussão e avaliação do esboço de proposta, que possa servir de base para a posição que vamos tirar coletivamente na assembleia docente.

Para tanto, vamos publicar um Boletim especial com a síntese desses debates.

Este boletim está aberto a contribuições de todos os docentes que quiserem divulgar suas opiniões, sejam elas favoráveis ou contrárias à proposta. Basta encaminhar o texto para o nosso Diretor de Comunicação: Valter Pomar <pomar.valter@gmail.com>

08/08, quinta-feira, 17hs, em Santo André (Piso Vermelho)
ASSEMBLEIA GERAL DOS DOCENTES
Pauta: 
• Participação dos docentes da UFABC na paralisação de 13 de agosto, convocada pelo ANDES
• Posição sobre o FUTURE-SE

O momento, como sabemos, é grave. Esperamos debater amplamente esses temas para, então, tirarmos um posicionamento que reflita o compromisso histórico de toda a nossa comunidade docente em defesa da universidade pública.

Saudações,

Maria Carlotto
ADUFABC

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *