Após uma ausência prolongada e apesar das dificuldades financeiras, a ADUFABC voltou a participar das atividades do sindicato nacional. Em função de questões burocráticas associadas às nossas dívidas junto ao ANDES-SN, tivemos reduzida nossa delegação de três para somente um delegado, o Prof. Armando Caputi. Na próxima Assembleia Geral, a ser convocada em breve, apresentaremos um relatório completo do 36º Congresso, de sua dinâmica, seus debates mais significativos e suas deliberações. Por ora, segue um breve relato pessoal de nosso delegado:

“O ANDES-SN está passando por um momento de revitalização política a partir de um debate intenso (e muitas vezes tenso) sobre a democracia interna e, principalmente, sobre sua atuação recente no cenário político nacional, com destaque para sua posição diante do golpe de 2016 quando, além de não se posicionar contra, ainda foi o primeiro sindicato a reconhecer o governo de Temer.

Em termos práticos, tal disputa política acabou se concentrando, durante o Congresso, em alguns pontos-chave como: reconhecimento do golpe de Estado de 2016; unidade na luta e construção de frentes com demais sindicatos e centrais sindicais contra os retrocessos sociais promovidos pelo governo golpista de Temer, principalmente as contrarreformas Trabalhista e da Previdência; construção da greve geral e adesão ao chamado da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação) para o dia 15/03.

Toda essa disputa gerou uma movimentação política interessante, com potencial para recolocar o ANDES-SN na linha de frente das lutas que estão por vir. Um potencial, entretanto, que ainda demandará grandes esforços para se traduzir em realidade, principalmente por parte de cada seção sindical. A bola agora está com a base.

Com relação à minha atuação como delegado da ADUFABC, ciente de representar uma base com pouco debate acumulado, optei por uma participação mais passiva, voltada ao conhecimento do debate em curso no seio do sindicato e ao contato com diversas frentes dentro desse debate, limitando-me a tomar posição e votar em questões que apontassem para o fortalecimento do caráter democrático do ANDES-SN e que apresentassem coerência política com as ações que a atual direção da ADUFABC vem desenvolvendo desde o início de nossa gestão, em meados do ano passado.”

Armando Caputi

ComunicaçãoADUFABCANDES-SNApós uma ausência prolongada e apesar das dificuldades financeiras, a ADUFABC voltou a participar das atividades do sindicato nacional. Em função de questões burocráticas associadas às nossas dívidas junto ao ANDES-SN, tivemos reduzida nossa delegação de três para somente um delegado, o Prof. Armando Caputi. Na próxima Assembleia Geral,...Associação dos Docentes da UFABC - Seção Sindical do ANDES-SN